REGULAMENTO ESPAÇO DO ARTESANATO | MUSINIC 6° EDIÇÃO 2019

  1. APRESENTAÇÃO

O “MUSINIC” – 6° edição – 2019, é uma realização da ASSOCIAÇÃO GUAÍRA CULTURAL – A.G.C e tem como (um dos principais) objetivos, promover, valorizar e divulgar o Artesanato local e regional, oferecendo ao público uma oportunidade de conhecer e valorizar os trabalhos, que representem e evidenciem a especialidade de cada proposta/projeto.

Vale ressaltar que o Musinic busca criar interatividade, sintonia e renda para todos, não só do ponto de vista econômico, como também social, cultural e turístico, oportunizando mais uma forma de desenvolvimento criativo e sustentável para o município.

O Musinic visa expor ao público a amplitude, variedade, atratividade do artesanato local e regional, apresentando assim um universo de opções, fomentando a arte e a cultura de Guaíra e região.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Além do objetivo geral já mencionado, objetivos específicos também serão atendidos, como:

I – Incentivar o desenvolvimento do turismo regional pela promoção do artesanato no Musinic.

II – Fomentar a atividade artesanal no município, como forma de agregar valor, trabalho e renda.

III – Estimular o fortalecimento organizacional do setor artesanal.

IV – Promover o desenvolvimento da economia criativa, relacionada ao segmento artesanal.

V – Projetar o setor artesanal, visando buscar abrangir a área local, regional, estadual, nacional e internacional.

 

  1. DO LOCAL E DATAS

3.1 – O ESPAÇO DO ARTESANATO NO MUSINIC 6° EDIÇÃO – 2019, acontecerá nos dias 21 (sábado) e 22 (domingo) de setembro de 2019, das 12hs às 23:00 horas no (sábado 21) e das 11hs às 22hs, no (domingo 22), no local aos fundos do CINE TEATRO 7 QUEDAS, e contará com a participação de pessoas/grupos que atuam no segmento artesanal.

  1. DA INSCRIÇÃO

4.1 – As inscrições DAS PROPOSTAS ARTESANAIS para o MUSINIC 6° edição – 2019, serão realizadas através do site www.musinic.com/artesanato/ a partir da publicação do chamamento para inscrições até às 23h59 do dia 15 (quinta-feira) de agosto de 2019.

4.2 – Dos dados e documentos exigidos no ato da inscrição:

  1. a) FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO – preenchimento do formulário online;
  2. b) ANEXO I – Preenchimento do TERMO DE RESPONSABILIDADE.
  3. c) ANEXO II – preenchimento e envio do formulário de cargas elétricas para eventos;

4.2.1 – Para validar a inscrição, é obrigatório o preenchimento de todos os campos relacionados no FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO: dados do RESPONSÁVEL e DADOS da PROPOSTA, descrição detalhada dos produtos a serem comercializados:

  1. Especificações dos produtos, em modo geral;
  2. Valores a serem aplicados aos produtos, em modo geral;
  • Imagens de todos os produtos a serem comercializados.

4.3 – Para participar do ESPAÇO ARTESANATO MUSINIC 6° edição – 2019, fica estabelecida os seguintes valores a serem pagos para a organização:

  1. 20%(vinte por cento) sobre o valor bruto vendido dentro do MUSINIC durante os dois dias de evento;

 

  1. Taxa de R$60,00 pelos dois dias do evento para utilização de um espaço na medida de 15m² (5x3mt) sem estrutura, podendo o proponente montar seu próprio estande ou Valor de R$300,00 para os dois dias de uso do espaço COM TENDA TIPO PIRAMIDE tamanho 25 m² (5X 5mt). Os Valores acima mencionados deverão ser pagos no ato do acordo assinado, incluso nestes valores as taxas de vendedor ambulante do município.

 

Obs.: caso a produção feche parceria este ano com o exército brasileiro, contaremos novamente com as barracas deles, podendo assim fazer da mesma forma da edição passada, sem a necessidade de locar a tenda.

 

 

 

  1. DOS PARTICIPANTES

5.1 – Podem participar do MUSINIC 6° edição – 2019, proponentes que desenvolvam produtos no segmento artesanal ou produtos inovadores.

  1. DAS OPÇÕES ARTESANAIS

6.1 – Recomenda-se a criação de produtos criativos e originais, com o objetivo de promover o artesanato local e regional.

  1. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

7.1 – Fica estabelecido que participarão do MUSINIC 6° edição – 2019, o limite máximo de 20 (VINTE) propostas, de acordo com a estrutura física do local.

Parágrafo único – As inscrições serão submetidas à Comissão de Análise Técnica (CAT), composta por membros da PRODUÇÃO MUSINIC, que analisará as propostas.

7.1.1 – Será considerado como critério da análise:

  1. a) preenchimento completo dos formulários solicitados no item 4.2 e envio dos ANEXOS e FOTOS;

Obs.: Participantes que não apresentarem a documentação completa, serão desclassificados da seleção do MUSINIC 6° edição – 2019.

  1. b) conceitos de originalidade e apresentação dos produtos;
  2. c) análise de participação nas últimas edições do MUSINIC 2018, 2017, 2016 e 2015, caso tenha participado;
  3. d) Propostas/projetos que possuam plataformas digitais de divulgação e as mesmas estejam atualizadas, tais como: Site, Facebook, Instagram e Youtube.

Obs.: As plataformas digitais devem ser relacionadas no FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ONLINE.

7.1.2 – Após atingir o limite de 20 (vinte) participantes, será criada uma lista de suplentes, caso haja eventuais desistências.

  1. DA COMERCIALIZAÇÃO DOS ARTESANATOS

8.1 – Na comercialização dos artesanatos, fica estabelecido o seguinte critério:

  1. a) é vedada a comercialização de outros produtos que não sejam os inscritos no FORMULÁRIO DE INCRIÇÃO ONLINE DO MUSINIC 6° edição – 2019.

8.2 – É obrigatório que o proponente esteja ‘pronto’ para atender ao público e comercializar seus produtos artesanais no mínimo de uma hora (1h00) antes do início do MUSINIC 6° edição – 2019, conforme horários contidos na clausula 3.1.

  1. DEMONSTRAÇÕES DE PRODUTOS E EQUIPAMENTOS

9.1 – O proponente poderá demonstrar produtos e serviços somente dentro dos limites perimetrais do espaço adquirido. Não é admitido o uso de infláveis, circulação de personagens, sem prévio aviso e autorização.

9.2 – Não serão permitidas demonstrações que possam gerar situações de pânico ou colocar em risco a segurança dos presentes. A organização, a seu critério, poderá interromper a demonstração ou interditar o estande infrator.

  1. DA MONTAGEM E DESMONTAGEM

10.1 – Descrição da montagem básica:

I- Medidas do espaço SEM TENDA: 5 metros de frente x 3 metros de profundidade, ficando sob responsabilidade da montagem e desmontagem do estande com o proponente;

II- Será instalado réguas com as devidas tomadas divididas em 110v e 220v, nas extremidades do espaço dos artesanatos.

III- Iluminação: serão instalados ao longo do espaço do artesanato, bocais, soquetes ou plafon, ficando sob responsabilidade do proponente trazer as lâmpadas de sua preferência.

 

10.1.1 – Caso exista a necessidade de alterações estruturais na montagem, alterações de cargas elétricas ou tomadas extras, serão necessárias requisitar tais adequações diretamente à PRODUÇÃO MUSINIC, em modelo impresso, seguindo as orientações no ANEXO III, no prazo mínimo de 10 (dez) dias antes da realização do evento.

10.2 – É de responsabilidade da organização delimitar e indicar o local de cada proponente.

10.3 – A montagem estrutural do evento (tendas, estandes, elétrica, hidráulica, etc.) terá início no dia 19 (quinta-feira) de setembro de 2019.

10.4 – Fica autorizado aos proponentes a montagem interna dos estandes no dia 20 (sexta-feira) de setembro de 2019, a partir das 8 horas.

10.5 – O horário de montagem encerra-se às 12 horas do dia 21 (sábado) de setembro de 2019. Após esse horário, apenas estão autorizadas pequenas alterações no espaço.

10.6 – Todos os proponentes deverão estar prontos até às 12 horas do dia 21 (sábado) de setembro de 2019, para iniciar as atividades de venda.

10.6.1 – Todos os proponentes deverão estar prontos até às 10 horas do dia 22 (domingo) de setembro de 2019, para iniciar as atividades de venda.

10.7 – A partir das 23 horas do dia 22 (domingo) de setembro de 2019, está autorizada a desmontagem dos estandes.

Parágrafo único – É expressamente proibido iniciar a desmontagem antes desse horário.

Obs.: Fica expressamente proibido deixar qualquer tipo de RESÍDUO, seja ele orgânico, reciclável ou de material utilizado no estande.

10.8 – Os responsáveis envolvidos nos empreendimentos deverão retirar todos os equipamentos e objetos de valor, bem como objetos de pequeno porte o quanto antes, evitando dessa forma, roubos, furtos, avarias, extravios, etc.

10.9 – Todos os materiais devem ser retirados até às 12 horas do dia 23 (segunda-feira) de setembro de 2019. Após esse horário a organização tomará as providências necessárias para a desocupação total do local do evento.

  1. DOS DANOS

11.1 – O proponente é responsável por indenizar qualquer dano causado à estrutura do estande do evento, que venha ser provocado por representantes de sua empresa, agentes ou contratados.

11.2 – Os organizadores comunicarão o proponente a ocorrência de danos até 7 (sete) dias após o término do evento.

  1. DA SEGURANÇA

12.1 – O proponente poderá contratar serviço de segurança particular no estande para o período diurno e/ou noturno, nos dias 21 (sábado), 22 (domingo) mediante aviso prévio e com todos os dados da empresa contratada pelo proponente.

12.2 – Recomenda-se aos proponentes que adquiram apólices de seguro de responsabilidade civil de modo a cobrir qualquer possível dano involuntariamente causado a terceiros.

12.3 – Recomenda-se aos proponentes que se certifiquem que os objetos sejam cobertos por seguro próprio para todos os riscos: incêndio, explosão, roubo, acidente, transporte, etc.

12.4 – A organização não se responsabilizará pela segurança de artigos valiosos de qualquer natureza, trazidos ao recinto do evento pelos proponentes e sua equipe.

12.5 – Recomenda-se manter sempre ao alcance das mãos e dos olhos: telefones, equipamentos eletrônicos, utensílios, etc.

 

 

 

  1. MANUTENÇÃO, RESIDUOS E ABASTECIMENTO

13.1 – Serviços de manutenção do estande e abastecimento de mercadorias, durante os dias de realização do evento, somente poderão ser realizados no horário das 8h às 12h, do dia 21 (sábado) e das 8h às 10h do dia 22 (domingo) de setembro de 2019. Após esse horário, caso seja necessário, o abastecimento deverá ser feito pela área de serviço, através de carrinhos manuais com rodas emborrachadas, tipo prancha.

13.2 – É de responsabilidade do proponente fazer a seleta dos resíduos gerados durante cada dia do evento, separando LIXO RECICLÁVEL do ORGÂNICO, caso seja descumprido a exigência, ficará o proponente passível de penalidade pela ORGANIZAÇÃO.

  1. PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO DO FESTIVAL

14.1 – O MUSINIC 6° edição – 2019, desenvolverá a comunicação oficial do evento. O material será distribuído em diversos pontos da cidade e região, bem como entregue aos inscritos, que devem divulgar o evento ao seu público-alvo e clientes.

14.2 – Do material de comunicação que será produzido:

  1. a) comunicação impressa;
  2. b) comunicação virtual;
  3. c) comunicação audiovisual.

14.3 – É dever do participante fixar em seu empreendimento o cartaz de divulgação do MUSINIC 6° edição – 2019. O cartaz deve ser instalado em local de fácil visualização, de forma a dar destaque ao evento.

14.4 – É sugerido que o proponente participante divulgue sua participação no MUSINIC 6° edição – 2019 em seus canais de comunicação, off-line e online.

  1. AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM/SOM:

15.1 – O evento será filmado e fotografado pela organização e as imagens/sons poderão ser exibidas em mídia eletrônica, digital e impressa.

  1. DAS RESPONSABILIDADES DA ORGANIZAÇÃO:

16.1 – Montagem (caso o proponente opte pela opção da estrutura COM TENDA), iluminação (conforme clausula 10.1 incisos III);

16.2 – Divulgação do evento;

16.3 – Apresentações culturais;

16.4 – Apoio de segurança particular;

16.5 – Controle de tráfego no entorno do evento;

16.6 – Ajudar na logística e organização;

16.7 – Banheiros químicos;

16.8 – Oferecer acessibilidade;

16.9 – Analisar e julgar os casos omissos ao regulamento.

  1. DAS RESPONSABILIDADES DOS PROPONENTES:

17.1 – Estruturar seu espaço, decorar de maneira criativa e harmoniosa a área interna do estande, respeitando os limites estabelecidos pela organização;

17.2 – Respeitar e cumprir as normas da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros;

17.3 – Respeitar o horário de realização do MUSINIC 6° edição – 2019 durante os dias 21 (sábado) das 12h00s às 00h e 22 (domingo) das 11h00s às 22h00s de setembro de 2019;

17.4 – Informar no formulário de cargas elétricas para eventos, a carga e os materiais elétricos utilizados.

17.5 – Destinar 20% (vinte por cento) do valor arrecadado no MUSINIC 6° edição – 2019, de acordo a cláusula 4.3 inciso I.

17.6 – Realizar o pagamento da taxa (cláusula 4.3 incisos II) no ato e aceite e assinado o regulamento presente.

  1. INTRANSFERIBILIDADE

18.1 – Não será permitida a sublocação de estandes ou a sua utilização por terceiros. As áreas dos estandes são destinadas exclusivamente aos proponentes ou a seus representantes, previamente informados a organização.

  1. DAS PENALIDADES

19.1 – Fica estabelecido que será excluído das próximas 2 (duas) edições do MUSINIC 6° edição – 2019, o empreendimento que:

  1. a) não apresentar seu espaço organizado e ‘pronto’ para o atender o público no mínimo de uma hora (1h00) antes do início do evento;
  2. b) não estiver estruturado para comercializar os artesanatos inscritos no MUSINIC;
  3. c) não atender as normas da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros;
  4. d) não cumprir as responsabilidades descritas na cláusula 17.

19.2 – O participante que descumprir qualquer norma estabelecida sofrerá sanções que podem ir desde uma advertência até a perda do direito de participar das próximas edições. As sanções, caso necessário, serão aplicadas a critério da organização que possui também a função de analisar e julgar os casos omissos neste regulamento.

  1. FICA TERMINANTEMENTE PROIBIDO

20.1 – Construir estruturas de alvenaria (tijolos, gesso, ferro, etc.) ou similares.

20.2 – Utilizar elementos de montagem, estruturação e/ou similares que ultrapassem os limites da área autorizada.

20.3 – Perfurar, pregar ou colar materiais na estrutura, caso o proponente opte pela TENDA TIPO PIRAMIDE (conforme cláusula 4.3 incisos II).

20.4 – Construir rampas ou canaletas nas vias de circulação do evento, para conexão de pontos de elétrica.

  1. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

21.1 – Todos os participantes do MUSINIC 6° edição – 2019, devem seguir na íntegra este regulamento.

21.2 – O proponente obriga-se a respeitar e fazer respeitar por seus funcionários ou contratados todas as cláusulas e disposições que regulamentam o evento.

21.3 – A Organização do MUSINIC 6° edição – 2019, fica isenta de qualquer vínculo empregatício com os funcionários/equipe que estarão trabalhando para os proponentes comerciais.

21.4 – Por se tratar de um evento realizado ao ar livre, sua realização está à mercê das condições climáticas, podendo ser cancelado nos casos em que os organizadores e a Defesa Civil constatarem que não há condições seguras para os trabalhos dos proponentes artesãos e funcionários, bem como para acomodação do público.

21.5 – Alterações de local ou cancelamentos, isentam os organizadores a ressarcir quaisquer valores investido pelo proponente na inscrição, montagem e participação do espaço ARTESANAL do MUSINIC 6° edição – 2019.

21.6 – É de total responsabilidade do proponente, zelar pela segurança a terceiros conforme a cláusula 4.2 Anexo II. A organização está isenta de ações paralelas, promovidas por terceiros e classificadas como não oficiais.

21.7 – A organização, visando garantir a segurança do proponente, visitante e prestador de serviço, reserva-se o direito de embargar a montagem de qualquer estande que não obedeça às normas deste manual ou ofereça perigo.

21.8 – O proponente é responsável pelos materiais de montagem e equipamentos de seu estande. A organização não poderá receber materiais e equipamentos em nome do proponente, o mesmo, deverá indicar um responsável em seu estande para o recebimento e devolução de materiais e equipamentos.

21.9 – Está vedada a circulação de qualquer meio de transporte (motorizado) dentro do espaço Musinic, reservando o transito exclusivo e seguro para o público.

21.10 – Qualquer meio de transporte (sem motor), de carga de mercadorias, ou qualquer objeto com rodas que circule na área do evento, deverá estar equipado com rodas emborrachadas, sinalizados e respeitando os limites de velocidade para segurança do público.

21.11 – O acesso para carga e descarga, será definido pela Organização e repassado aos proponentes, através dos contatos disponibilizados ou em reunião até 15 dias antes do evento, assim que definido e repassado as informações não será permitido o estacionamento de carros e caminhões nas áreas de circulação do público, apenas na área estabelecida pela Organização.

21.12 – Nenhuma alteração promovida pela organização poderá ser motivo de cancelamento ou multa com o proponente.

21.13 – O presente Regulamento está disponível para acesso e consulta no site www.musinic.com

21.14 – Eventuais dúvidas e/ou esclarecimentos poderão ser respondidas através do e-mail: contato@musinic.com